6

Celula x Amizades

Tenho pensado muito sobre isso..
A pra quem não sabe eu sou evangélica e a igreja que congrego é uma igreja em celula, celula no caso seriam pequenos grupos de oração, mais ou menos isso!

N vou falar de um modo geral mas sim de mim, do meu ponto do vista e da minha experiencia!

O lado positivo pra mim é que mantemos um relacionamento com pessoas com a mesma visão, com os mesmos costumes, com a mesma crença, nos reunimos 1x por semana para estudar a palavra, para compartilharmos sobre as bençaos e tb sobre nossos problemas, oramos, conversamos, confraternizamos, o que eu acho bem interessante e importante, pq estar com pessoas com o mesmo "querer" nos fortalece ainda mais nessa caminhada...

Ai você compartilha sobre tudo da sua vida, ora, faz "amizade", sai sempre depois do culto pra lanchar com esse grupo celula/amigos e num certo momento você por algum motivo muda de celula, ou por ter multiplicado ( o ideal acredito que seja celulas com até umas 10 pessoas, passando disso eles multiplicam e formam duas celulas), ou por questões pessoal, de celula de solteiras para celula de casais...

E ai, pra mim é ai que está o problema...

Você muda de celula e simplesmente as pessoas da célula anterior somem, elas esquecem da sua existência, elas só te cumprimentam, nd além disso, a amizade que tinha durante a célula já n é mais mantida, eles saem depois do culto mais nunca te convidam, e eu n gosto disso, pra mim soa como falsidade, ou eu que nao sei separar Célula de Amizade, então será que célula não é amizade, são só pessoas reunidas para o mesmo fim, e por conta disso o relacionamento, mas quando saem da célula nao fazem mais parte do circulo de amigos? Então as pessoas são separadas por células e nao por amizade? Voce me convida pq sou da sua celula, mas se eu sair  dela, nao me convida mais?

Definitivamente tem coisas que eu n entendo, e muitas vezes me sinto sozinha, a gente vê as pessoas marcando as coisas, um indo na casa do outro, conversando pela net, e nós dois nd!

Na verdade acho que de certa maneira a celula divide a igreja fazendo panelinhas e quando vc está de fora, e entra em uma célula por mais que vc conheça as pessoas é difícil se "enturmar".

Enfim é  o que eu acho, e como me sinto a respeito das atitudes das pessoas, é como se n existisse amizade e sim células.




6 comentários:

  1. Oi !tambem penso como vc sou evangelica mais não celula ja vi membros indo embora por conta disso da uma dividida mesmo, eu prefiro todos no mesmo templo um bjjjjjj!

    ResponderExcluir
  2. amiga também sou evangélica e penso que nem você fiz parte de uma célula por um ano e queria se desfazer não me adaptei acabei saindo amiga
    da célula na igreja continuo graças a Deus
    também acho amizade importante em qualquer lugar


    linda semana bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Também acho isso muito chato, o que você falou é exatamente o que eu penso, acredito que todas imaginam que são só pessoas reunidas para o mesmo fim.... isso me magoa e entristece um pouco pois me apego fácil e depois fico sofrendo...
    Bjus
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. É muito chato isso acontecer. Já vi e vivi coisas piores. Enquanto sua vida está boa todo mundo é seu amigo, quando as coisas não estão boas, somem todos. e estou falando de pessoas da igreja. Atualmente não mantenho amizades na igreja que frequento. Vou, assisto o culto, recebo a benção e volto para casa.

    ResponderExcluir
  5. A Igreja em que me congrego está começando a implantar o "sistema" de células, ainda não está na formada, está em fase de formação, e uma das minhas preocupações é exatamente a que você descreveu, outra coisa que me incomoda muito é quem prega o discurso de união, de comunhão e igualdade e na realidade é altamente seletivo e só fala com as pessoas na Igreja por educação ou obrigação e na realidade só se relaciona com quem tem algo a oferecer, é triste, por isso, como meu marido fala: O importante é que Deus conhece os nossos corações!

    ResponderExcluir
  6. Olá primeira vez aqui no blog...rs e já gostei demais!
    Também sou Cristã e participo de célula toda semana há mais de 2 anos, ao contrário do que todo mundo comentou graças a Deus na minha igreja ela funciona muito bem, já vi muitas pessoas entrarrem e sairem, mas por problemas pessoais delas ou por não se identificar mesmo. Eu não tiro a sua razão em tudo que vc escreveu, afinal teve essa experiência ruim, mas acho que pra que uma célula der certo depende muito da igreja e também das pessoas que participam. Eu fui em várias comunidades até conhecer a Sara Nossa Terra e lá eu percebi que dá pra vc viver em comunhão com os irmãos, não existe panelinhas e os pastores sempre programa coisas em que todos possam participar.
    Uma pena que pra vc tenha sido desse jeito...
    Amei o seu blog e vou te seguir!
    Bjokas

    http://elomaterno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu cometário!! Volte sempre!