11

Minha histerossalpingografia!

Estou postando o vídeo pra que achar mais fácil ouvir e abaixo vou explicar detalhadamente como foi o procedimento.


Há três meses, ou quase isso, meu GO me passou a guia para fazer a histerossalpingografia, e me disse que eu teria que fazer esse exame e que se o resultado desse tudo certo comecei a fazer a indução com o acompanhamento das ultras, já que antes de fazer esse exame fiz 6 meses de indução mas sem acompanhamento das ultras. E que se nesses 6 meses n engravidasse o próximo passo seria a videolaparoscopia.

Logo depois da consulta como o medico me deu um "pega" e disse que precisava do meu comprometimento para emagrecer 8kg e não só emagrecer como praticar AF, coincidiu do meu pai me chamar pra malha com eles, ele insistiu, e no fim acabou fazendo minha matricula e eu comecei a malhar com eles e adorei, comecei a malhar pesado e então fiquei na duvida se fazia o exame ou se esperava emagrecer e assim fui enrolando, até que nesse ciclo não aguente e decidi fazer o exame pra saber se estava tudo bom..

O exame...


Aqui na minha cidade só tem uma clinica que faz o exame, eu já fiz diversos exames lá entao já conhecia a clinica, como eu sabia que só tinha essa não quis entrar muito em detalhes sobre como seria o procedimento, a unica coisa que eu sabia é que só pinçavam o utero em ultimo caso, não perguntei sobre o contraste, se era aquecido ( é melhor pq o que não é aquecido causa mais colica), com medo da resposta.

Preparo que a clinica me pediu:

No dia anterior ao exame, deverá fazer alimentação leve, não comer frutas, verduras e legumes, não tomar leite ou bebidas gasosas.
Tomar 02 comprimidos de laxante (Lactopurga), após o jantar, no dia anterior ao exame.
Trazer absorvente higiênico (Sempre livre, Intimus Gel, etc.).
Fazer depilação (retirada de pelos do púbis – área da vagina).
Tomar 20 gotas de Luftal após cada refeição.
Trazer um antiespasmódico, de sua preferência, para usar após o exame (Buscopan composto, por exemplo).
Vir com acompanhante.

Fazer um beta no dia do exame e levar o resultado.

obs: Perguntei sobre tomar medicação para dor antes do exame ela disse que não era necessário pq eles só pinçavam o colo do útero em ultimo caso, que era só pra levar o buscopan para tomar depois do exame caso fosse necessário! Ah e disse tb que o cateter que eles usavam era importado e por isso o exame era bem tranquilo!

Mas como li alguns relatos assustadores eu optei por tomar o buscopan antes do exame, o exame estava agendado para as 16h então as 15h tomei um comprimido de buscopan composto, e depois as 15:30 tomei outro, e meu exame atrasou e foi feito as 16:30.. Como eu tenho crise de panico eu optei por tomar um rivotril antes do exame, fiquei com medo de sair correndo ou ter um "treco" no meio do exame!

Como foi o exame:

É numa sala de raio x daquelas normais mesmo! Eu entrei, as meninas me deram um avental, me explicaram como eu tinha que colocar, fui no banheiro coloquei ,quando eu voltei me deitara na cama e me perguntaram se eu sabia como era o exame, eu disse que tinha visto na internet, ai então ela disse que ia me explicar.

Me explicou que colocaria o especulo, ai me mostrou o cateter que eles iam usar, é muitoooo fino e flexivel, ai já fui direto ao ponto perguntei da pinça, ela disse que só era usado em ultimo caso, caso o medico não conseguisse pegar o colo do utero.


O Dr entrou e já começou a conversar para me acalmar, ele é um amor, um senhorzinho, já conhecia ele, mas ele obvio não me reconheceu, afinal ele atende pacientes de foz do iguaçu e região, ele perguntou se eu por acaso tinha usado o Dr google pra saber do exame, eu disse que sim, e ele logo me disse vc já veio então cheio de ideias erradas a respeito do exame e deu risada!

Eu estava em posição ginecologica e ele falou que ia colocar o especulo, nessa hora eu n sei se junto com o especulo tinha mais alguma coisa ou se a função do especulo que era segurar o colo do utero, sei que ele n estava coseguindo segurar e ai pediu pra eu tossir, no que eu tossi senti que ele encaixou como se tivesse apertado, deduzo que isso que senti foi quando segurou o colo do utero, essa hora foi a hora mais desconfortavel do exame, não doeu mas era ruim, estranho bem desconfortavel nos primeiros segundos e ai foi passando como se eu me acostumasse e já n sentisse mais nd além de que algo estava ali rsrs. Depois disso ele mandou eu relaxar e abaixar as pernas, ficar com elas esticadas!

Depois disso ele disse agora vou colocar o cateter, eu pensei nossa se esse foi desconfortavel esse cateter desse tamanho vai doe né! Que nada meninas colocou numa boa nao senti dor nenhuma, nisso ele comecou a mandar a respirar, inspirar e prender, e já comecou a tirar os raio x, eu sentia q tinha alguma coisa estranha mas n sei descrever, pq nao era dor, nem incomodo, era estranho rsrs, nisso ele perguntou se estava doendo eu disse que não e ele falou viu é isso, acabou ! Eu n acreditei! Dei um gloria a Deus bem alto rsrsrs!

E foi isso meninas, sem dor nenhuma, graças a Deus!

Depois do exame fiquei com um incomodo como se a m estivesse para vir algo assim, e saiu sangue, mas no dia seguinte já estava td tranquilo! Sem dor, sem sangue! :D

é isso meninas, n sei se esqueci de algum detalhe, mas qualquer duvida podem me perguntar!

Ahhh o contraste que eles usaram era aquecido e o cateter fino e flexível, o que ajudou a não ter dor!E acho que tb o fato de o resultado ter sido otimo deve ter ajudado, acredito que quando tem obstrução deve doer mesmo!

é isso meninas, segunda tenho go!





11 comentários:

  1. Que bom Marjorie que foi tranquilo se exame pois ouvimos cada coisa,mas creio que cada caso é um caso boa sorte no Go.bjoss

    ResponderExcluir
  2. Que bom que foi tranquilo amiga :) as vezes a gente faz ideias erradas sobre algumas coisas e sofremos antes do tempo :/
    Quanto você pagou por esse exame amiga?
    Beijos fèrties
    http://simplesedocebyleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga eu fiz pelo plano participativo e não perguntei o valor, vou me informa e te falo! Bjo

      Excluir
  3. Ma, que saudade! Graças a Deus o seu exame não doeu tanto! Quando sai o resultado? Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee amiga vc ta lindaaaa! Então saiu na hora está td certo o dr que fez o exame disse q está td lindo, perfeito para uma gestação rsrs beijoo

      Excluir
  4. Que bom que foi tranquilo e o melhor ainda é que ta tudo lindo e o resultado foi ótimo.
    Bjus
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Marjorie, boas notícias sempre são bem vindas...ainda bem que ta tudo certo por aí...
    Achei seu cantinho e já tô te seguindo, da uma passada lá no meu...
    http://agoraeuquerosermae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ai que bom ler esse relato. Tenho que fazer esse exame e só estou adiando por medo, mas desse ciclo não passa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Alguem sabe me dizer se pode malha no dia seguinte

    ResponderExcluir
  8. Alguem sabe me dizer se pode malha no dia seguinte

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu cometário!! Volte sempre!